Arquivar por categoria matérias e afins

Artigo publicado na revista Cult – maio

espaço cultural verdemuro petSaudações verdes a todos,

Este mês a revista Cult publicou mais um artigo da Ipê. Desta vez sobre nosso “Espaço Cultura Verde”. Esperamos que gostem!

Espaço Cultura Verde

*Por Caroline Morais

 

Tudo começou quando nós do Instituto Ipê Cultural começamos a receber um email de uma casa feita de PET, através de pessoas que conheciam nosso trabalho com resíduos. E a pergunta sempre vinha: “Porque vocês não fazem uma casa assim?” Realmente era tentadora a ideia, mas como começar?

 Passado algum tempo revolvemos colocar a ideia em prática. Logo me lembrei do meu primo Fernando que é biólogo e tinha feito alguns cursos na instituição TIBA – Tecnologia Intuitiva e Bio-arquitetura. Convidamos ele para nos ajudar nesse projeto já que tinha curso e experiência em bioconstrução.

 Passamos a ideia para ele e então mãos à obra. Levantamos os materiais necessários para a construção e fomos atrás de captação. Com a ajuda de parceiros e voluntários estamos conseguindo aos poucos concretizar o que antes era só uma ideia.

 O Espaço Cultura Verde, como já denominamos, está sendo construído com técnicas de bioconstrução como superadobe que são sacos de polipropileno preenchidos com terra argilosa; “pet-tijolo” feito a partir de garrafas PET’s preenchidas com terra ou areia; cordwood técnica que usa tocos de madeira e massa de terra com serragem, areia, cal e cimento; e solo cimento conhecido também como tijolo ecológico que usa uma mistura de solo, água e o mínimo de cimento. O espaço contará com um quiosque, uma horta orgânica, um centro de triagem e um de oficinas.

 O intuito desse projeto é oferecer a comunidade um espaço onde possam contar com atividades de educação ambiental e também eventos culturais.

 As técnicas de bioconstrução, de horta orgânica, formas de separação de resíduos sólidos recicláveis e até mesmo aulas sobre segurança alimentar serão parte das atividades de educação ambiental oferecidas pelo Instituto. Receberemos escolas, universidades e demais interessados em conhecer o espaço.

 

*Caroline Morais é coordenadora ambiental do Instituto Ipê Cultural

Contato: carol@ipecultural.org.br

, ,

Nenhum comentário.